Share |

Catarina Martins reúne com agentes culturais de Faro

Catarina Martins reúne com agentes culturais em Faro

 

Por todo o país se assiste à morte lenta da Cultura. Em Faro, criadores e estruturas culturais vêem os apoios à prática artística reduzidos, em muitos casos totalmente cortados, o que dificulta a continuação da actividade e da sua programação cultural. Catarina Martins, Deputada do Bloco de Esquerda, desloca-se a Faro esta segunda-feira, dia 23 de Abril, para reunir com vários agentes culturais da região.

 

Programa

11h - reunião com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve;

14h – reunião com a direcção da DEVIR/CAPa;

16h – Encontro com a direcção e membros da Associação Recreativa e Cultural os Músicos para debater a actual situação da sua sede social;

18h – reunião com a AGECAL – Associação de Gestores Culturais do Algarve.

 

No mesmo momento em que por toda a Europa se reconhece a centralidade da Cultura para o desenvolvimento, em Portugal o desinvestimento e a ausência de políticas públicas estruturadas está a asfixiar todo o setor. Aos cortes do financiamento do Estado Central, com a paralisia dos programas de apoio à criação artística e ao património, somam-se os cortes do apoio autárquico. Museus, teatros, bibliotecas, monumentos, estruturas de criação artística, festivais, tudo está em causa. Para fazer um levantamento da realidade do setor e discutir caminhos para a cultura, o Bloco de Esquerda realiza a segunda edição do “Caminhos para a Cultura” - uma série de visitas, reuniões e encontros com agentes culturais em todo o país.

Recorda-se que já em 2010 Catarina Martins realizou um “Roteiro pela Cultura” que percorreu o país e envolveu estruturas e profissionais do sector de todos os distritos.