Share |

As nossas prioridades para Vila do Bispo

AS NOSSAS PRIORIDADES PARA VILA DO BISPO

1. Dar respostas eficazes ao gravíssimo problema do despovoamento e da saída dos jovens do concelho com políticas concretas de habitação a custos controlados e loteamentos municipais para autoconstrução.

2. Dinamizar a economia local apoiando actividades tanto tradicionais como inovadoras: reabilitação urbana, promoção e certificação de produtos locais, aumento das Áreas de Localização Empresarial, criação de «ninhos de empresas», reforço do Gabinete de Apoio ao Munícipe. 

3. Apostar na Educação e no Conhecimento para o desenvolvimento sustentável do concelho: defender a criação de uma Escola Profissional virada para o Mar e o Ambiente; apoiar a criação de um pólo de investigação em Ciências do Mar em Sagres; promover a qualificação dos recursos humanos do concelho, designadamente dos jovens e desempregados, tendo em conta as necessidades e potencialidades da economia local. 

4. Responder às situações de pobreza e exclusão social com políticas solidárias eficientes: programas de alojamento, acesso à água, bens essenciais e medicamentos para os mais desprotegidos.

5. Apoiar de forma leal e imparcial todas as associações e colectividades do concelho, contribuindo nomeadamente para resolver a situação financeira dos Bombeiros.

6. Lutar por uma gestão autárquica transparente e rigorosa, que incentive o envolvimento dos munícipes através da implementação de um verdadeiro Orçamento Participativo e acabe com a promiscuidade entre os negócios privados e o poder autárquico.

7. Promover um debate aprofundado e abrangente sobre o modelo de desenvolvimento que queremos, tendo em conta os recursos locais; melhorar a imagem do concelho e coloca-lo como destino de referência para o Turismo de Natureza e de Mar, com eventos como o Festival das Aves, do Mar e outros a criar, fora da época alta.

Descarrega aqui o manifesto eleitoral.