Share |

BE questionou o Governo sobre destruição de habitat natural em Lagoa

O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo acerca da destruição de uma importante área natural no concelho de Lagoa em benefício da construção de um hipermercado.
João Vasconcelos e Jorge Costa, deputados do Bloco e autores da pergunta formal dirigida ao Governo, mostram-se preocupados com a destruição da área natural de Alagoas Brancas, a sul da cidade de Lagoa e nas imediações do parque de exposições da FATACIL, onde existe uma zona húmida de invernia em que habitam espécies raras de aves, tais como o íbis-preto.
Os deputados do Bloco instam o Governo a tomar medidas com vista a proteger este importante habitat de espécies raras de aves, e a preservar uma zona onde ainda se encontram vestígios de antigas lagoas que estiveram na origem do nome da localidade.
Embora a autarquia manifeste interesse em regularizar a situação com base nas alterações realizadas ao Plano de Urbanização de Lagoa, em 2008, os parlamentares do Bloco consideram não estar justificado o atentado ambiental em curso, visto colocar em causa valores superiores como a proteção de espécies raras de aves existentes no país.
Consulte aqui a pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente.